Portugal e Espanha

 Fazer um planejamento de viagem não é algo fácil e, por isso, existem os agentes de turismo que resolvem essas paradas. São eles os responsáveis por organizar datas e horários, hotéis e passeios. No entanto, em se tratando de países em que a comunicação é fácil, geralmente entrego a compra das passagens aéreas para o agente e eu mesma me incumbo do passeio.

Essa atitude tem os prós e contras. Vou falar sobre ambos nessa postagem e, ao final, vocês decidem qual seria a sua escolha: organizar tudo ou contratar um guia. Combinado?

Quem são os personagens desse passeio?

Por ordem de idade, temos:

Jurandir Germosgeschi

 


Conceição Aparecida Cantareli



Rubens de Oliveira Luz




Suzana Germosgeschi Luz



Lucas Germosgeschi Luz




Débora Germosgeschi Luz




Isabel de Arruda Pini

 


Lucas e Bel moram na Irlanda. Então, eles partiram de Dublin e, com três horas de voo, chegaram a Lisboa.

Nós moramos em Cuiabá, então, com duas horas de voo, chegamos a São Paulo...

💘💘💘💘💘💘

😇DIA 1 – 16/06 - Sexta

Saímos de Cuiabá às 10h20 para descer em Congonhas. Depois, fomos para Guarulhos.

A manobra de mudar de aeroporto decorreu do incômodo dos horários de outros voos. Ou chegaríamos muito cedo em São Paulo ou muito próximo do horário de embarque para Portugal. Agora, a descida em Congonhas às 13h30 foi excelente, pois chegamos no aeroporto de Guarulhos às 15h30 e nosso embarque foi às 20h35, medida exata para fazer o despache de bagagem e jantar.

Descemos no restaurante agradável do térreo e fizemos uma demorada refeição ali.

A viagem já havia começado. 💓


👍Dia 2 – 17/06 – Sábado

Entramos no apto do aplicativo antes do horário, pois ele já estava disponível.

https://www.airbnb.com.br/rooms/25726564?source_impression_id=p3_1688517284_v2wgtB%2FG%2FWlSUaZ8

O apartamento era lindo e com 06 quartos, então ficamos confortavelmente instalados. O duro era a linda escada... subir isso no calor de Lisboa, kkk, não foi fácil.






Às 18h, fomos à missa na igreja que ficava a alguns metros do apartamento. Olha a fachada dela ai:


👉Dia 3 – 18/06 – Domingo

Pegamos um ônibus e fomos fazer um passeio a pé em Lisboa:

1)     TORRE DE BELÉM

 


 




2)     PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

 





À margem do Tejo, está o monumento que mais simboliza a expansão ultramarina de Portugal: o Padrão dos Descobrimentos, uma estilizada caravela que tem na proa o Infante D. Henrique, impulsionador das viagens além-mar, e outros protagonistas do império marítimo português.

É bem legal admirar os detalhes dessa enorme construção estando aos pés dela — são 56 metros de altura.

Nós não subimos ao topo. Ninguém demonstrou interesse, pois a vista da Torre de Belém já foi o suficiente!

 3)     MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

 


Do lado oposto do Padrão dos Descobrimentos, está o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, construído no final do século XV pelo rei D. Manuel I e entregue à Ordem de São Jerónimo. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade de Lisboa.

 

Interior do Mosteiro 


4)     LX FACTORING

Fomos induzidos a conhecer esse espaço em que há comércio e restaurantes. É aquele tipo de armadilha que a gente cai uma vez e cai de novo quando formos conhecer um novo lugar. Kkk

 


O comércio não era dos mais atrativos e os restaurantes não fugiam muito nem no padrão de preço, nem na qualidade do ofertado. No entanto, foi o primeiro de nossos almoços em família fora de casa, desde que nos encontramos com Lucas e Bel, então... foi super válido e agradável.

5)     PRAÇA DO COMÉRCIO

 

É um símbolo do poder político de Portugal, uma forma de situar Lisboa como a capital do Estado que era uma grande potência.
Os turistas ficam ali, entre a beleza do monumento, a vista do mar e a rua Augusta com seu comércio atrativo (e caro kkk).

☺Dia 4 – 19/06 – Segunda

Contratei passeio pelo GetYourGide.

Alugar carro sempre gera uma certa tensão. Já fizemos isso na Itália e tivemos a infelicidade de o carro quebrar. Quem dirige não aproveita tanto o passeio também, sobretudo em países com uma legislação de trânsito diferente. Além do mais, o motorista também serve como guia... fala dos monumentos, organiza o passeio, leva nas lojinhas kkk

Como estávamos em 07 pessoas, eles mandaram vans privativas, daquelas pretas. Então, foi chique 😄

PRIMEIRA PARADA

Fátima

O Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um conjunto mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, município de Ourém, em Portugal. 

Lembrando: em 13 de maio de 1917, Lúcia dos Santos, de 10 anos, e dois de seus primos mais novos, Francisco Marto (8) e Jacinta Marto (7), viram um clarão, seguido de uma visão e recebido a instrução de rezarem um rosário.

Esse milagre e tantos outros fizeram da cidade um local de peregrinação. Foi maravilhoso estar lá.

 


 






Frente à arvore em que houve a aparição da Virgem

 

SEGUNDA PARADA

Batalha

Batalha é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, nο Centro de Portugal.



O imponente e inacabado mosteiro foi desenvolvido em estilo gótico e é o maior do país nesse estilo.

 


A obra foi construída ao longo de dois séculos, até cerca de 1563, embora já abrigasse religiosos dominicanos desde 1388. O tempo de construção fez com que a edificação ganhasse mais do que um estilo artístico e arquitetônico: construído no estilo Gótico, o Mosteiro da Batalha carrega ainda influências manuelinas e renascentistas e é considerado uma das sete Maravilhas de Portugal e é Patrimônio da Humanidade da Unesco.



Papis dentro da igreja em Batalha

 

TERCEIRA PARADA

Nazaré

O local se tornou mundialmente famoso pelas ondas gigantes que atingem a costa todo inverno. De outubro a fevereiro, o lugar atrai surfistas e espectadores de todo o mundo, não foi o caso da época em que fomos, ou seja, o mês de junho é um momento em que apenas a paisagem em si compensa. O guia nos levou ao ponto mais alto (uma vila onde comprei lindas toalhas de mesa com motivos portugueses).


Maravilhosamente localizada entre a praia de areia em forma de lua de um lado e uma rocha gigante do outro, Nazaré tem algumas das mais antigas tradições piscatórias de Portugal. Além disso, Nazaré está localizada na mesma região dos famosos mosteiros de Alcobaça e Batalha. Portanto, é uma boa base para explorar a área por alguns dias. 

 

QUARTA PARADA

 Óbidos

A cidadezinha retrata a história da vila medieval, a qual foi dada de presente de casamento por D. Dinis à esposa Isabel durante as núpcias que ocorreram ali e, assim, passou por cerca de cinco séculos sendo parte do dote de todas as rainhas portuguesas.

Óbidos tem o charme de cidade pequena, colorida e com flores nas janelas das casas caiadas; belas vistas dos pontos mais altos do vilarejo, castelo de origem romana e uma muralha do século 14, restaurantes, lojinhas de artesanato e várias bancas com venda de ginja de Óbidos, a tradicional bebida da cidade.

Nós experimentamos e compramos (claro!) a ginja. É um licor doce e delicioso. Vale a pena.

https://www.melhoresdestinos.com.br/obidos-o-que-fazer.html

O dia em que lá fomos, estava chuvoso. Então, não havia muitos turistas, o que foi muito bom.

 


 



Enquanto os velhos andavam, os jovens... bebiam kkk

 


👏Dia 5 – 20/06 – Terça

Tivemos o dia livre.

Pela manhã, pegamos o metrô e fomos passear no centro de Lisboa.

À tarde, dividimos os grupos:

Grupo 1

Rubens, Cida e Jurandir foram para o apartamento descansar.

Grupo 2

Fomos ao Castelo de São Jorge, dentro de Lisboa mesmo.


Estação de trem próximo ao Castelo.

 


 

 Pegamos um tuc tuc para subir no Castelo.

 





À noite, fomos a um Fado com jantar.



😊Dia 6 – 21/06 – Quarta

Fomos de van pela GetYourGuide novamente. É cômodo e fomos muito bem acompanhados por um guia bem legal.

PRIMEIRA PARADA

Sintra

É uma cidade normal, mas com a área medieval. Fica a 60 km de Lisboa. Então, não é necessário pernoitar na cidade. A região é bem exuberante em termos de natureza. 

Nesse dia, em especial, havia uma temperatura amena, finalmente. 

O calor na Europa tem se tornado intenso e já fazemos planos para não voltar mais nessa época.

Bem. Vamos à Sintra:

Nas ruas, as paredes são decoradas com esses azulejos:

 


Palácio da Pena - Sintra

 

É uma das principais expressões da arquitetura romântica do século 19. O palácio é classificado como monumento nacional pela UNESCO em 1995. O interior dele é uma graça, cheio de detalhes, com uma coleção de prataria incrível.

 



SEGUNDA PARADA

Regaleira

 

O palácio da Regaleira fica próximo do Castelo de Sintra. Também foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1995. O arquiteto é o italiano Luigi Manini. O sujeito caprichou nos jardins, nos lagos e nas grutas do local. 
Eu não sei os outros companheiros de viagem, mas eu achei o local meio místico. Talvez sejam os símbolos alquímicos que lembram elementos da Maçonaria e dos Templários. Talvez seja por causa da arquitetura romântica, gótica e manuelina.

Sugiro que vocês um dia se aventurem e conheçam o local.


 







Pra quê serve um espelho?

TERCEIRA PARADA

Cascais

Paramos em Cascais para almoçar. É um local pequeno, com um centrinho cheio de restaurantes populares, com um bela marina.



QUARTA PARADA

Cabo da Roca

Trata-se de uma grande falésia com mais de 140 metros de altura considerado o ponto mais ocidental de Portugal continental, isto é, do território português sem considerar suas ilhas, e também o ponto mais ocidental da Europa continental.





À noite, voltamos para Sintra para um jantar com a minha querida ex-aluna, Tarcila Banagouro, e seu esposo, Elias:



😛Dia 7 – 22/06 – Quinta

Ida para Coimbra

Fomos para Coimbra com dois objetivos: 1) Encontrar minha ex-aluna Fernanda que fazia aniversário e também encontrar meu ex-aluno George que faz Direito naquela cidade; 2) Conhecer a localidade também.



 
Fernanda e Fabiano - Estação de Trem

Sala de aula da universidade de Coimbra


Pórtico de entrada da Universidade

Biblioteca Joanina - Assistam ao vídeo



💕Dia 8 – 23/06 – Sexta

Fomos para Barcelona, minha segunda cidade preferida no mundo a partir de agora. A primeira sempre será Roma.

 



Fomos para um jantar com Flamenco no qual Débora Luz teve participação ativa:

 


 






O Tablão Famenco Pátio Andaluz ficava a alguns metros do hotel em que nos hospedamos.

 




👊Dia 9 – 24/06 – Sábado 

Mosteiro de Montserrat - Na minha opinião, foi o lugar mais bonito de todo o passeio. 



 

   

Comemoração de São João em Barcelona! Somente uma fogueira no meio de uma grande avenida! Sem barracas, sem música, sem bandeirolas...kkk



 😎Dia 10 – 25/06 – Domingo

 Sagrada Família

 







Parque Guel

Uma obra arquitetônica de Gaudi, o parque está coberto de formas onduladas, com formas geométricas e colunas com aspecto de árvores.

Os mosaicos de cerâmica dão um brilho especial ao lugar. Essa criação ornamental têm um simbolismo que pode ser apreciado nas imagens que brincam com a nossa imaginação.

O artista faria uma igreja no topo da montanha, mas temos apenas um monumento. De lá, há uma vista fantástica, mas o ponto central é uma enorme praça na qual se encontram as pessoas para apreciar o local que é FANTÁSTICO.

Paga-se 10 Euros para entrar. Eu comprei lá mesmo e não precisei enfrentar filas para isso. Dizem que geralmente elas são grandes.

Eu aprendi que não se deve ir ao Parque com o Hop-on Hop-off, pois o ponto de parada é bem longe, o que torna a ida ao Parque algo desgastante. Melhor chegar bem perto do portão e de carro. 




👍Dia 11 – 26/06 – Segunda

Compramos bilhetes para o passeio Hop-on Hop-off e paramos em vários endereços interessantes. Foi cansativo, pois estava muito calor e isso tira um pouco a nossa energia. No entanto, vale a pena, pois ele para em vários lugares que, talvez, o turista não tenha oportunidade de ver e de conhecer.

Foi o caso do exterior do Museu Nacional de Arte da Catalunha:

 


A acessibilidade desse local é magnífica, tanto na parte de trás, como na foto acima, quanto na parte da frente em que há escadas rolantes:


Monumento em frente ao Museu:



💖Dia 12 – 27/06 – Terça

Novamente, os grupos foram divididos:

Os novos foram para o parque de diversões a 100km de Barcelona.





Os velhos foram para as compras:

 


Depois das compras, já à noite, fomos ao Museu de  Arte Catalunha para ver o pôr do sol

 



 

Fomos de Barcelona a Madrid de trem:

Eu aprendi que, quando compramos passagens de trem pelos sites das companhias, deve-se solicitar para viajar de frente para o destino. Eu passei mal por viajar de costas e, por isso, sentei-me clandestinamente em um assento que não era o meu.

Horas antes, Lucas e Isabel voltaram para a Irlanda. Filho, foram dias ótimos passados a seu lado.😚 Isa, sentiremos saudades 💓



Palácio Real

Já em Madrid, visitamos o Palácio Real: como chegamos às 17h, pudemos entrar gratuitamente no Palácio.

 









Antes de voltar para casa, entramos em uma belíssima igreja e participamos da parte final da Missa. As fotos podem mostrar a beleza do local:




Centro de Madrid


Praça Maior, onde o Vô Jura comprou o chapéu dele de Indiana Jones:




😍DIA 13 - 28/06 

Manhã livre. Acordamos às 08h30 e tomamos um longo café da manhã para, mais tarde, irmos à Segóvia.

Chegamos lá almoçamos e depois pegamos um ônibus para La Granja de San Ildelfonso. Foi meio complicado encontrar o local em que devíamos pegar o ônibus para ir lá, mas, no fim, deu tudo certo.



Dona Cida e Sr. Jurandir apreciando o muro de Segóvia e depois as flores da Granja.


Fontes!!!💞






São famosas as fontes de Segóvia. 
Amei me refrescar lá!











💟DIA 14 - 29/06 - Toledo

Geralmente, "geralmente", não me faltam as palavras. Pode ser gravação, ao vivo, escrita... elas sempre me veem em abundância. Mas Toledo me deixou sem palavras. A Catedral de Toledo entrou em meu coração como um daqueles lugares que não esquecerei e que voltarei assim que eu tiver a oportunidade. 
Se você for para a Espanha, vá para Toledo. É imperdível.








Catedral de Toledo, um dos lugares mais lindos que já fui na minha vida.

















DIA 15 - 30/06 - Sábado

No último dia em Madrid, recebemos a visita a Dirlei e do esposo. Passamos algumas horas muito prazerosas de bom batepapo.



Depois disso, fomos dar uma voltinha no centro de Madrid. O resultado foi esse:




Depois das 17h, fomos ao Museu do Prado:




Imagina o que foi DAR DE CARA com as obras que eu exploro nas provas de Linguagens:


As meninas (Velazquez)

O Jardim das Delícias (El Bosco)
3 de maio de 1808, o Fuzilamento (Goya)


DIA 16 - 31/06 - Voltamos para o Brasil

Saímos de Madri e paramos em Lisboa, pois ficou bem mais barato voltar pela TAP por Portugal.

Resumo: Viajar é bom. Voltar também é. Pensar em novos projetos, mais ainda.

Ressalto que viajar pelo Brasil também é muito bom. Ocorre que, no exterior, temos a preocupação de ir a certos lugares que ignoramos no Brasil, pois pensamos apenas em praia kkk

Então, sugiro que pense em museus que existem por aqui. Nas feiras, no comércio, nas paisagens naturais, nas cachoeiras no interior de Mato Grosso. Há muito o que se explorar também por aqui.

Outra coisa que todos me perguntam: gostou mais de Portugal ou da Espanha?

Eu gostei mais da Espanha, pois achei as paisagens mais exuberantes e os monumentos melhor conservados. O país tem acessibilidade em locais públicos; há grande sensação de segurança nos meios de transportes e em locais públicos. Eu voltaria à Espanha, mas não posso dizer o mesmo de Portugal.

A opinião do grupo é bem parecida. Eles acharam os espanhóis mais acolhedores também.


Obrigada por terem dedicado o tempo de leitura ao meu blog.

Invista em você. Invista em viagens.








































 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARGENTINA 2024

Espírito Santo